Preservação e estocagem


OZOÔNIO NA PRESERVAÇÃO
E ESTOCAGEM DE ALIMENTOS


O ozônio na preservação e estocagem de alimentos começa atuando na esterilização do ar de tal modo que o ozônio destrói os microrganismos presentes na superfície da câmara de armazenagem e também na superfície do alimento preservando-o por mais tempo. Simultaneamente, altas taxas de decomposição de ozônio são esperadas devido à necessidade de elevada umidade nos locais de armazenagem e também à reação de oxidação que se inicia imediatamente nas paredes do local de estocagem, no material de embalagem e na absorção dos produtos.

Estes fatores exigem a necessidade da mais perfeita distribuição do ar ozonizado dentro do local de estocagem e tornam imperativo o uso de um gerador de ozônio cuja capacidade seja suficiente para manter a concentração de ozônio desejada em toda a massa de ar da câmara.

Caso não seja, corre-se o perigo de que o ozônio não alcance a concentração esperada de forma uniforme em todos os produtos estocados. Para atingir o objetivo, recomenda-se uma forte movimentação do ar com a ajuda de ventiladores. A câmara de estocagem não precisa ser hermeticamente selada, como exemplo, no caso de aplicações de atmosfera estática de gás carbônico. Deve-se procurar um equilíbrio, mesmo nos locais fechados, entre a quantidade de ozônio consumida pelo ambiente, pelas embalagens, pelas paredes, etc. através da absorção, pelos produtos armazenados, para a destruição dos germens superficiais, para a oxidação dos produtos metabólicos de um lado e a quantidade de ozônio introduzida no outro.

Depois de introduzir o ozônio a decomposição continua, razão pela qual um excesso do mesmo deve ser introduzido durante todo o processo de armazenagem, assegurando a quantidade suficiente para a destruição dos microrganismos, oxidação dos odores e dos produtos metabólicos. A dosagem dentro destas câmaras devem respeitar as legislações e segurança dos trabalhadores. Doses elevadas só deverão ser utilizadas garantindo com que trabalhadores não tenham contato com o ozônio nestas concentrações, mas existem doses seguras que mantem o ar fresco no local.


Voltar