TÚNEL DESINFETANTE DE PESSOAS COM NÉVOA DE OZÔNIO

USO DA ÁGUA OZONIZADA AJUDA O COMBATE AO CORONAVÍRUS

A névoa ozonizada é água ozonizada na forma de gotículas produzidas através de um umidificador ultrassônico integrado a um gerador de ozônio. A sua aplicação já é conhecida há vários anos no tratamento médico de infecções em diversos países. Através da tecnologia ultrassônica, a água ozonizada é transformada em gotículas que viram uma espécie de névoa. Daí vem o nome “névoa ozonizada”.

A tecnologia resume-se em transdutores ultrassônicos que convertem energia elétrica em mecânica. Quando submersos alguns centímetros em água criam ondas que rompem a tensão superficial, resultando na formação de bilhões de micro gotículas de névoa na superfície do tanque. Após formada, um gerador de ozônio controlado por processadores eletrônicos garantem a produção de uma mistura perfeita: (gás ozônio + névoa ultrassônica) e um ventilador garante sua saída do equipamento. O resultado é uma névoa fria e agradável semelhante a uma neblina ou uma nuvem no céu.

Ao contrário do que todos pensam: a “água ozonizada” não contém gás ozônio. Na verdade é uma solução sanitizante obtida através de uma reação química do contato do gás ozônio com a água. O resultado é a formação de hidroxilas (HO2 + OH). Depois de formada a solução, a mistura: água + hidroxilas possui excelente poder de desinfecção. Pode ser aplicado no ar, embalagens e superfícies inanimadas.


ÁGUA OZONIZADA É APROVADA PELA ANVISA?

Sim, a água ozonizada é um sanitizante que mata todos os microrganismos patogênicos, mas não necessariamente todas as formas microbianas esporuladas em objetos e superfícies inanimadas. O Ozônio é reconhecido como desinfetante pela ANVISA (Agência nacional de vigilância sanitária) através da Portaria nº 5 de 28/set/2017. Essa mesma portaria é o padrão de referência para o uso da água em bebedouros, torneiras para lavar as mãos e chuveiros. Assim a ANVISA já determina que a água ozonizada pode ser usada e consumida de forma benéfica à saúde humana. O artigo 32, parágrafo segundo menciona que:

“No caso de desinfecção com o uso de ozônio, deve ser observado o produto, concentração e tempo de contato (CT) de 0,16mg.min/L para temperatura média de água igual a 15°C.”

Uma solução com CT de 0,16 pode ser considerada desinfetante, quando se tem uma concentração de 0,16mg/L (0,16ppm) por um período de exposição de 1. Já períodos de exposição de metade do tempo de 30 segundos (0,5 minutos) teria que ser exposta em doses de (3,2ppm), e assim por diante.

O EQUIPAMENTO NECESSITA DE REGISTRO NA ANVISA?

Os equipamentos e dispositivos para desinfecção de superfícies fixas e inanimadas (como os gerados de ozônio), não se enquadram nas disposições da Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 185/2001, nem como Saneantes conforme a RDC nº 59/2010. Por essa razão não necessitam de registro junto a Anvisa e, consequentemente, as empresas responsáveis não necessitam de Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) da Agência.

POR QUE UTILIZAR NÉVOA OZONIZADA?

O gás ozônio puro, embora altamente eficaz para a esterilização e desinfecção de ambientes, causa desconforto respiratório devido à irritação das membranas mucosas quando atinge certo nível de concentração. A exposição máxima de pessoas em ambientes com ozônio está regulamentada pela NR15 do Ministério do Trabalho. A legislação determina que as pessoas podem ser expostas por dia em doses máximas de 0,08ppm em períodos de 8horas. E, em doses maiores de ozônio (em sua forma gasosa) só pode ser ambientes livre de pessoas. Já a névoa ozonizada é segura, não tem cheiro e possui outras vantagens:

Não molha os cabelos;
Não molha a roupa;
Não irrita os olhos;
Não irrita a pele;
Não causa desconforto respiratório;
Possui excelente área de cobertura, inclusive fibras de tecidos de roupas.

DESCONTAMINAÇÃO DE PESSOAS POR NÉVOA DE ÁGUA COM OZÔNIO

Itens para funcionamento do túnel.


01 Gerador de Ozônio 10g/hora montado em equipamento industrial de névoa fria obtida por ultrassom (montado em painel inox 304).

01 Túnel inflável.

01 Reservatório de 50 Litros para abastecer o equipamento com água limpa.

01 Kit conexões PVC para boa distribuição da névoa fria.

01 Cilindro de oxigênio com válvula e conector ou concentrador de oxigênio com capacidade de 5 L/min.


Áreas de Uso
Indústrias, Condomínios Empresariais, Supermercados, Hospitais, Shoppings, Academias, Restaurantes, Locais Públicos, Escolas e Universidades.

Gerador de Névoa com água ozonizada.

Voltagem: 220v
Potência: 550w
Oxigênio: 1LMP
Peso: 10kg
Dimensões: 37x37x55cm

GERADOR DE NÉVOA DE OZÔNIO


Silencioso, resistente, preciso, confiável, de baixo custo e compacto.
Desenvolvido para trabalhar 24 horas sem interrupção.
Peso leve com grande eficiência energética (550watts).
Produção ajustável por potenciômetro, de fácil aprendizado e operação.
Produção de ozônio automática integrado com a produção da névoa. A névoa ozonizada é produzida de forma instantânea, assim que o equipamento é ligado, não necessitando tempo de aquecimento.
Utiliza alimentação por concentrador de oxigênio portátil ou cilindro de oxigênio.
Baixo consumo de energia.
Não aquece a água, portanto, não altera a temperatura do ambiente.
Não desperdiça água, não molha, a névoa se mantém mais tempo em suspensão no ambiente e é agradável ao corpo e respiração humana.

ESTRUTURA E LOCAL DE INSTALAÇÃO DO GERADOR DE NÉVOA OZONIZADA


O equipamento gerador de névoa ozonizada pode ser instalado em um espaço fechado de até 30 m³, com uma ou duas portas, e que não tenha frestas. Pode ser em sala, corredor isolado, barreira sanitária, contêineres ou cabines. Uma opção é a utilização complementar do túnel inflável móvel fornecido opcionalmente com as seguintes características.

Túnel inflável com material resistente e lavável.
Motor para inflar.
Fácil transporte (acompanha uma bolsa).
Fácil montagem (operação em 50 segundos).

TÚNEL PEQUENO

Medidas Externas:
1,5mx1,8mx2,6m (CxLxA)
Medidas Internas:
1,5mx0,8mx2,10m (CxLxA)

TÚNEL GRANDE

Medidas Externas:
2,5mx2,5mx2,6m (CxLxA)
Medidas Internas:
2,5mx1,5mx2,10m (CxLxA)












DESINFECÇÃO SEGURA, SAUDÁVEL, EFICAZ E ECOLÓGICA


O ozônio é 26 vezes mais absorvível pela água do que o oxigênio. A tecnologia de “névoa de ozônio” consiste em uma técnica antiga e usada para tratamento médico e estético em diversos países, inclusive no Brasil. A tecnologia consiste em incorporar o gás ozônio diretamente na névoa, incorporando o ozônio nas gotículas de água presente na névoa que suspensas no ar aumentam o teor de umidade com gotículas sanitizantes com concentrações de ozônio de 50 ppm. Isto permite que o tempo de contato de 3 segundos seja suficiente para sanitizar uma pessoa atendendo a Portaria consolidada nº 5 da Anvisa que autoriza a aplicação de água ozonizada em pessoas de forma segura.
A tecnologia garante que a névoa seja preparada em equipamento independente, garantindo assim, a não injeção do gás ozônio, e sim, somente da névoa ozonizada no interior do local de desinfecção, fazendo com que o processo seja extremamente seguro para as pessoas. Todos os equipamentos são calibrados pela myOZONE sem risco de vazamento de gás para a câmara, somente névoa ozonizada.
A pessoa ao caminhar no túnel por alguns segundos pode respirar normalmente sem de máscaras ou óculos de proteção, pois a névoa é agradável ao ser humano. Esse procedimento garante uma ampla cobertura nas superfícies e espaços da pele e vestuário do usuário e a sua completa desinfecção. Este processo é rápido, seguro, de fácil operação, de baixo custo e altamente eficaz em todos tipos de superfícies e também no corpo e roupas das pessoas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Em testes realizados pelo Instituto de Biologia da UNICAMP, organismos semelhantes ao coronavírus foram eliminados em 10 segundos em superfícies com a aplicação de névoa ozonizada . Os testes foram feitos pela Professora Doutora PHD Clarice Weis Arns e solicitado pela empresa myOZONE. Saiba mais no artigo: "Túnel de descontaminação e testado no instituto de Biologia da UNICAMP."