Aplicação de ozônio em bebidas


APLICAÇÃO DE
OZÔNIO EM BEBIDAS


A aplicação de ozônio em bebidas como o vinho por exemplo acelera o envelhecimento, e na sua fabricação evita turbidez e refina o bouquet, , o qual é mantido pôr um tempo maior. A estocagem de leite, sucos e refrigerantes, é aumentada pelo ozônio, evitando sua deterioração. A esterilização de água, necessária a produção de bebidas, é importante devido à crescente demanda de água de boa qualidade.

Muitas vezes, águas de poços artesianos são usadas em escala industrial na produção de refrigerantes. Embora perfeitas nos requisitos biológicos, (sabor, odor) elas podem apresentar uma indesejável cor marrom clara proveniente do solo e que pode ser retirada pelo ozônio. O principal requisito é a retenção, durante o período de 4 a 8 semanas, entre o enchimento e o consumo. O ozônio provou ser o mais eficiente método para esterilização, suplantando processos convencionais usados previamente como UV, irradiação, tratamento com cloro, prata, e filtragem.

Uma das mais comuns bebidas é a água mineral. Muitas, entretanto, contém manganês e ferro. Aplicando-se os métodos usuais para a remoção de manganês e ferro, o dióxido de carbono dissolvido, naturalmente existente, será grandemente consumido. O uso do ozônio, neste caso, apresenta a vantagem de total oxidação do ferro e manganês, junto com a retenção de alta concentração do dióxido de carbono dissolvido.

O ozônio também é usado na indústria do leite, para evitar a sua deterioração. Tal esterilização aumenta grandemente o tempo de estocagem. Em cervejarias e laticínios, o ozônio pode ser usado com vantagem, na desinfecção de tubulações, filtros, garrafas, etc pois tem um excelente resultando na remoção de biofilmes em tubulações. Se existirem resíduos fenólicos, e for usado cloro, eles serão transformados em clorofenóis que possuem sabores e odores intoleráveis para as cervejas, isto não acontece com o ozônio. O ozônio cria pontos de especial interesse para fabricantes de cervejas, e utilizadores de outros processos semelhantes, porque ele representa um biocida sem resíduos persistentes ou tóxicos.


Voltar