O myOZONE Manager é uma metodologia de consultoria virtual desenvolvida pelo fabricante de geradores de ozônio myOZONE que, há vários anos, atua na implantação do uso do ozônio em indústrias de alimentos.
A jornada de aprendizado é resultado de um processo desenvolvido e validado em diversas indústrias de alimentos no Brasil pelo fundador e diretor da myOZONE, Vivaldo Mason Filho, administrador de empresas, especialista em análise de sistemas, especialista e mestre em engenharia, atual vice-presidente da Associação Brasileira de Ozônio – ABRAOZÔNIO.
O myOZONE Manager foi organizado em 12 Etapas:
- Montando a Equipe do Ozônio: ajudamos a empresa a escolher as pessoas que farão parte da equipe do ozônio;
- Expandindo Conhecimentos em Ozônio: todos os membros da equipe receberão um treinamento completo em ozônio na indústria de alimentos;
- Levantamento e Diagnóstico das operações existentes: um especialista da myOZONE visita a empresa para conhecer as instalações e entender como o processo funciona com seus devidos volumes, operações e estrutura física instalada da empresa;
- Identificando os problemas existentes e definindo objetivos e metas: uma reunião com a equipe toda será necessária para identificar todos os problemas assim como levantar dados e informações dos problemas que a empresa deseja resolver com o ozônio. Nesta mesma fase também documentamos os objetivos de onde a empresa deseja chegar com a implementação do ozônio e também as metas. A métrica nesta fase é importante para ajudar a empresa avaliar o desempenho do processo após implementado;
- Testes preliminares e levantamento de protocolos de aplicação com o ozônio pela myOZONE: Este é o maior diferencial da myOZONE. A myOZONE possui um Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e desenvolve testes para montar protocolos de aplicação de ozônio (tempo e concentração) que permite o sucesso na busca dos resultados. Nesta fase também fazemos uma revisão bibliográfica completa de artigos, e publicações cientificas que poderão ajudar no desenvolvimento dos protocolos;
- Desenvolvimento do projeto (Anteprojeto e Projeto Executivo): Desenvolvemos o Ante projeto com plantas 2D de como ficarão as instalações incluso o dimensionamento do tamanho dos equipamentos, material estrutural para reproduzir na empresa o que conseguimos validar em laboratório. O projeto executivo é de responsabilidade da empresa, mas a consultoria orienta os técnicos que farão o projeto executivo;
- Mudanças estruturais para recebimento dos equipamentos: Nesta fase orientamos e entregamos um relatório de todas as mudanças estruturais (elétrica, hidráulica, pneumática e civil) que serão necessárias a empresa fazer para instalar os equipamentos de ozônio. A execução é por conta da empresa que deverá seguir a orientação dos Especialistas myOZONE;
- Aquisição e instalação dos equipamentos: Nesta fase a empresa adquire os equipamentos e instala os mesmos na empresa fazendo o setup inicial dos equipamentos com orientação e acompanhamento da consultoria;
- Treinamento Operacional: Após instalados será documentados todo o procedimento operacional, assim como o treinamento dos operadores;
- Validação do processo na empresa: A consultoria orientará o processo de validação da eficácia do ozônio dentro da empresa;
- Adequação as Normas Food Safety: A consultoria adequa os procedimentos e documentações em cima das Normas Food Safety da empresa;
- Segurança Ocupacional: A consultoria monta o plano de emergência, adequa o projeto de segurança contra acidentes, define os EPIs, FISPQ e treinamento da equipe de segurança e operadores.
- Manutenção dos Equipamentos: A consultoria monta um plano de manutenção preventiva dos equipamentos de ozônio;
- Auditoria final do processo: Ao final do processo, um especialista irá fazer a auditoria do processo identificando falhas que deverão ser corrigidas;
- Expandindo a tecnologia para outros processos na empresa: Nesta fase, a empresa pode ampliar e expandir a tecnologia para outras áreas.
A metodologia é um sucesso e comprova porque a myOZONE é a melhor empresa de ozônio em alimentos do Brasil. A plataforma permite o gerenciamento de todo o projeto em um só lugar onde são descritos os processos, organizados os documentos, informações e todas as reuniões que são gravadas e disponibilizadas na plataforma de forma organizada. A empresa pode seguir o passo-a-passo não tendo dúvidas e tendo noção de todas as fases, etapas e prazos definidos no cronograma com acompanhamento e mentoria dos especialistas myOZONE, colocando em prática as orientações dos nossos especialistas transmitidas em vídeos gravados e também por vídeo conferências que são gravadas e disponibilizadas nesta plataforma para você consultar em qualquer hora.
Quanto tempo levará isso? Dependerá exclusivamente da sua dedicação e da sua equipe, e é claro, do número de processos que deseja implementar. Quanto mais bem definido for o seu objetivo, mais seguro conseguirá alcançar seus objetivos. Seguindo as orientações dos especialistas do myOzone Manager, mais breve e eficiente será a implementação do uso do ozônio em sua empresa.
Costumamos falar que o ozônio para muitos é como um helicóptero, todo mundo sabe o que faz mas poucos sabem pilotar. Assim como para pilotar tem curso e instrutores, para o ozônio tem o Ozone Manager.
Não perca tempo, agende um horário para uma vídeo reunião e conhecer melhor este serviço.