Tecnologia de ozônio: ozônio gasoso
Fumigação de Produtos Agrícolas
A “fumigação” é um tipo de controle que tem como objetivo: controlar ou reduzir a presença de insetos-praga em produtos agrícolas armazenados. Este método de controle de pragas tem sido o mais usado em unidades armazenadoras de grãos e outros produtos agrícolas e até mesmo no recebimento de matérias-primas por indústrias de alimentos. O gás fumigante tem como vantagem o fato de poderem atingir espaços intergranulares na massa de grãos que possivelmente inseticidas de outra natureza não o fariam.
A myOZONE é a única empresa brasileira de ozônio especialista no desenvolvimento de protocolos de aplicação de ozônio que garante a eficiência do processo. O sucesso nos resultados da fumigação com ozônio dependerá sempre de como a empresa desenvolve, implanta e administra a tecnologia em seu processo produtivo.

O ozônio gasoso possui diversas vantagens em relação a gás fosfina:
- mais eficiente (100% de mortalidade).
- não gera resíduos.
- não é inflamável e não tem risco de explosão (ao contrário da fosfina).
- amplo expectro de atuação em todos os tipos de insetos-praga e eficaz em todas fases de vida (ex: ovo, larva, pupa e adulto).
- tratamento mais rápido que a fosfina (tempo de tratamento de algumas horas, contra mínimo tempo de exposição mínimo de 5 dias da fosfina).
- aprovado pelo Ministério da Agricultura para produtos orgânicos.
- efiente no controle de pragas.
- eficiente em microrganismos.
- eficiente na degradação de micotoxinas.
- eficiente na degradação de agrotóxicos.
Locais de aplicação
- câmaras de lona,
- silo bolsa,
- contêineres marítimos,
- silos,
- transportadores helicoidais,
- misturadores em V, Y,
- ribbon blenders,
- spray dryer,
- leito fluidizado.
Grãos de cereais, oleaginosas e leguminosas são a principal fonte de alimento para os seres humanos e animais domesticados. Durante o armazenamento, os grãos estão sujeitos a infestação por insetos. Insetos-praga são responsáveis por perdas quantitativas e qualitativas no decorrer do armazenamento de grãos e seus subprodutos. Os insetos não apenas consomem os grãos, mas também os contamina com produtos do seu próprio metabolismo. A produção de calor e aumento da umidade dos grãos armazenados proveniente da atividade metabólica dos insetos cria um ambiente favorável para o desenvolvimento de fungos e a formação de pontos de aquecimento na massa de grãos.
As principais variáveis que interferem na fumigação com ozônio de produtos agrícolas são:
- Modo de aplicação,
- Dosagem (concentração de gás),
- Tempo de exposição,
- Tipo de embalagem,
- Espaço intergranular,
- Porosidade do grão,
- Estrutura de aplicação (câmara de tratamento),
- Hermeticidade da câmara de tratamento,
- Características do alimento,
- Nível de infestação e
- Contaminação inicial.
Regulamentação do ozônio
A regulamentação do ozônio para contato direto em produtos orgânicos através do Anexo IV da Instrução Normativa n°18, publicada em 2009 pelo Ministério da Agricultura, viabilizou para que o ozônio gasoso (O3) passasse a ser um fumigante alternativo viável aprovado para a redução de carga de microrganismos em alimentos e controle de insetos-praga de grãos armazenados. Em 2001, o ozônio foi classificado pela Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos, como sanitizante seguro para utilização em alimentos, já que o seu produto de degradação, o oxigênio, não é tóxico.
Entretanto a recomendação para o uso do ozônio em larga escala deve estar pautada em primeiro lugar na segurança dos operadores envolvidos. Por isso se faz necessário à observação de normas e limites de exposição estabelecidos pelos institutos de pesquisa. Em instalações de armazenamento e processamento de alimentos o limite máximo permitido de exposição para o ser humano é de 0,075 ppm por 8 horas (U.S.EPA, 2015). No Brasil a Norma Regulamentadora Nº 15 do Ministério do Trabalho que trata das atividades e operações insalubres estabelece um limite máximo de exposição 0,08 ppm de ozônio para jornadas de trabalho de 48 horas semanais.
Entre em contato com a nossa equipe para implementar a consultoria de ozônio na sua empresa.
Preencha o formulário e solicite um orçamento personalizado. Nossa equipe está pronta para atendê-lo.