Tecnologia de ozônio: ozônio gasoso
Câmaras frias
A utilização de ozônio gasoso em câmaras frias elimina microrganismos e aumenta a vida útil dos alimentos armazenados.
A myOZONE é especialista na instalação, dimensionamento destas instalações para todo tipo de produto: carnes, pescados, queijos, frutas, legumes, cogumelos comestíveis, fungos (biofertilizantes), etc. Nossas instalações utilizam equipamentos inteligentes programáveis interligados com sistemas de monitoramento remoto de concentração de ozônio, a fim de distribuir o gás de forma uniforme.
A distribuição do ar ozonizado dentro do local de estocagem por meio de sistemas de ventilação existentes (ou adicionados quando necessário). O gerador de ozônio, necessita ter capacidade de produção de ozônio gasoso suficiente para manter o volume da câmara (m³) em concentração de ozônio necessária (ppm) para manter o ambiente higienizado.

Ozônio gasoso em câmaras frias
A câmara fria não precisa ser hermeticamente selada e deve-se procurar um equilíbrio entre a quantidade de ozônio consumida pelo ambiente, embalagens, pisoso, paredes e o próprio produto armazenado.
Ao ser aplicado, inicia-se a esterilização do ar passando por um aumento da concentração do ozônio gasoso na câmara com concentração de ozônio tem que ser suficiente para atingir o controle microbiológico. Nesta etapa inicia-se a reação de oxidação e nas paredes, pisos, paletes, embalagens plásticas e nos próprios alimentos armazenados no local.
Existe a necessidade de garantir a mais perfeita distribuição do ar ozonizado dentro do local de estocagem e tornam imperativo o uso de um gerador de ozônio, cuja capacidade seja suficiente para manter a concentração de ozônio em toda a massa de ar. Para isso, recomenda-se uma forte movimentação do ar. É recomendável aplicar o ozônio próximo aos ventiladores das unidades evaporadoras e deixar com que eles garantam a mistura do ar .
Outro ponto importante é que em valores de temperatura e umidades relativa muito baixas as taxas de reação do gás ozônio são reduzidas, o que dificulta a oxidação. Isso fica evidente quando se observa o elevado tempo de meia-vida do gás ozônio em temperaturas inferiores a 4°C. É recomendado que a temperatura ideal esteja superior a 5 ºC para que se tenha maior eficiência com o ozônio.
Os componentes típicos deste tipo de tratamento são:
- Fonte de oxigênio para o gerador de ozônio. Esta rede pode ser fornecida através de uma rede canalizada ou produzida no local (concentrador de oxigênio);
- Gerador de ozônio com controle de potência variável e controle de concentração em tempo real;
- Monitor de ozônio em fase gasosa, para garantir o controle de nível de ozônio desejado na câmara.
Entre em contato com a nossa equipe para implementar a consultoria de ozônio na sua empresa.
Preencha o formulário e solicite um orçamento personalizado. Nossa equipe está pronta para atendê-lo.