(19) 3937-6464  |  (19) 97133-5072  | contato@myozone.com.br

Ozônio em câmaras hipobáricas: autoclaves de ozônio2025-08-11T20:07:44+00:00

Tecnologia de ozônio: ozônio gasoso

Câmaras Hipobáricas (Autoclaves de Ozônio)

As câmaras hipobáricas de ozônio, também conhecidas como autoclaves de ozônio, são estruturas robustas construídas com o objetivo de tratar alimentos e outros materiais com o uso de uma atmosfera controlada de ozônio.

Esta tecnologia de aplicação de ozônio gasoso são geralmente usadas por indústrias que pretendem esterilizar de forma rápida equipamentos, alimentos sem alterar característica sensorial, sendo uma excelente alternativa ao tratamento por irradiação ou tratamento térmico.

A pressão do interior da câmara hipobárica é sempre inferior à pressão atmosférica, eliminando o risco de vazamentos de ozônio para o ambiente industrial.

ozônio em câmaras hipobáricas

Principais vantagens da utilização de câmaras hipobáricas de ozônio

  1. O vácuo facilita a distribuição do ozônio gasoso no interior da câmara e a embalagem, distribuindo de forma uniforme a mesma concentração de ozônio em toda a câmara;
  2. Ao retirar o ar de dentro da câmara, também é retirado o ar do interior das embalagens e do espaço intergranular que corresponde à porosidade do alimento a ser tratado. Ao inserir o ozônio, o gás preenche todos estes espaços. A injeção em baixas pressões, facilita a penetração do ozônio gasoso nas embalagens;
  3. A distribuição do ozônio em uma atmosfera modificada é homogênea, fazendo o ozônio chegar em todos os espaços, inclusive no interior de embalagens de forma mais eficiente;
  4. Maior segurança do tratamento, pois não existem riscos de vazamentos de ozônio gasoso, da câmara para o ambiente externo, pois a pressão externa é sempre maior que a pressão do interior da câmara hipobárica.

Alimentos e outros produtos acondicionados em embalagens flexíveis que permitem trocas gasosas, como as utilizadas para grãos, farinhas e outros produtos agrícolas acondicionados em filmes perfurados de polietileno de baixa densidade (PEBD), sacos de ráfia, juta e embalagens de papel kraft, a atmosfera modificada com ozônio gasoso em câmaras hipobáricas tem demonstrado ser uma das tecnologias de aplicação de ozônio gasoso mais eficiente existente.

Após inserir o ozônio na câmara, o gás reagirá com todas as superfícies, fora e dentro de embalagen e alimentos existentes dentro da câmara. Parte do ozônio injetado na câmara será consumido pelo alimento tratado, e outra parte, se degradará em oxigênio naturalmente após alguns minutos. Motivo este, que faz com que seja necessário fazer o ciclo (vácuo e injeção) por mais de uma vez até atingir o objetivo pretendido. Sendo assim, a aplicação do ozônio gasoso em câmara hipobárica funciona da seguinte forma:

  1. O alimento embalado é acondicionado dentro da câmara;
  2. Com a ajuda de uma bomba de vácuo, retira-se o ar da câmara, monitorando a redução da pressão até atingir a pressão desejada. A redução da pressão deve ocorrer, de tal forma, que não comprometa a integridade estrutural da câmara;
  3. Com a injeção do ozônio gasoso, a pressão da câmara hipobárica tenderá a se igualar à pressão atmosférica;
  4. Após a injeção do gás, aguarda-se um período de ação do ozônio
  5. O ozônio é consumido pelo produto após um período de tempo;
  6. Repete-se o processo por algumas vezes até que o objetivo desejado seja alcançado.

Segurança da tecnologia

A adoção de sistema de injeção de ozônio utilizando-se baixas pressões é uma alternativa inteligente da indústria de alimentos, no intuito de incorporar o ozônio gasoso ao fluxograma de processamento, não oferecendo risco aos trabalhadores.

A injeção do ozônio gasoso em câmaras hipobáricas dispensa a necessidade de recirculação ou dispositivo de degradação do ozônio residual (catalisadores). Isto é relevante para indústrias de processamento de alimentos, pois o ozônio residual pode representar riscos à saúde dos trabalhadores, caso a concentração do gás no ambiente seja superior aos limites de exposição estabelecidos pela legislação (NR 15).

Entre em contato com a nossa equipe para implementar a consultoria de ozônio na sua empresa.

Preencha o formulário e solicite um orçamento personalizado. Nossa equipe está pronta para atendê-lo.

Ir ao Topo