Pesquisamos e desenvolvemos protocolos customizados para sua empresa
Os Testes Preliminares e Desenvolvimento de Protocolos de ozônio, são fundamentais para determinar a viabilidade da utilização do ozônio em um processo na indústria de alimentos. Os testes em laboratório avaliam, em termos da extensão dos efeitos nocivos percebidos na qualidade do produto e reduções na carga microbiana durante a exposição ao ozônio.
Desta forma, é importante otimizar os parâmetros do processo para alcançar uma sanitização eficaz e que garanta a qualidade do produto. Para isso são necessários a realização de testes de aplicação e desenvolvimento de protocolos para uma aplicação segura e eficiente do ozônio.
Artigos científicos, teses e dissertações trazem informações muito relevantes referentes a concentrações, períodos de exposição e características de qualidade do alimento exposto ao ozônio. Entretanto, muitos destes estudos são realizados em escala de laboratorial e podem estar ainda na fase inicial, sendo caracterizados como uma pesquisa básica.
Para que uma tecnologia seja transferida do laboratório para uma aplicação comercial, é necessário um refinamento da pesquisa básica. Além disso, cada indústria apresenta particularidades e variáveis em seu processo produtivo.
Dessa forma, é fundamental que a partir de resultados provenientes de artigos científicos, sejam conduzidas investigações científicas e testes preliminares mais refinados antes do desenvolvimento de uma aplicação em escala industrial.
Diferente da pesquisa básica, a condução de pesquisa aplicada garante que o delineamento experimental seja construído a partir de condições operacionais de uma instalação utilizando variáveis e condições reais das empresas.
O desenvolvimento de protocolos de aplicação de ozônio eficiente precisa passar pela etapa de pesquisa e desenvolvimento. Nesta etapa do processo pode ser determinada a melhor tecnologia de aplicação (ozônio gasoso, água ozonizada, névoa ozonizada), tempo e concentração necessários que atinjam os objetivos e não provoquem alterações sensoriais indesejáveis no produto. Para isso, é de fundamental importância que os experimentos sejam delineados e conduzidos em protótipos nas mesmas condições para que possam ser replicados em larga escala.
A etapa de pesquisa e desenvolvimento fornece ainda respostas referentes ao dimensionamento de equipamentos. A partir dos resultados obtidos nessa etapa pode-se determinar se existe a real necessidade de alguma modificação no fluxograma operacional da empresa ou ainda a necessidade de alguma intervenção estrutural para alcançar os objetivos esperados.
Em quase todo o processo de investigação para o desenvolvimento de uma determinada aplicação é necessário a manipulação de algum microrganismo patogênico, insetos-praga, bactérias, fungos patógenos e deteriorantes em equipamentos, materiais e alimentos. Isto muitas vezes pode inviabilizar o processo de desenvolvimento da aplicação, pois muitas empresas não podem interromper seu processo produtivo e menos ainda realizar uma contaminação de forma proposital na sua produção. Isto reforça ainda mais a necessidade de ser feita uma pesquisa inicial a nível de laboratório ou em escala piloto e somente então seguir para a etapa de validação em escala comercial, já com todo o protocolo de aplicação construído.
Levantamento bibliográfico
O levantamento bibliográfico é realizado pela equipe de consultores da myOZONE e é fundamental para encurtar caminhos e partir para o teste preliminar conhecendo o que há na literatura sobre a aplicação do ozônio prevista neste projeto.
Ao final do levantamento a equipe da myOZONE colocará na pasta do cliente na nuvem os principais artigos científicos encontrados e abrirá um chamado para avisar o cliente que concluiu esta etapa.
O uso e aplicação do gás ozônio tem sido alvo de inúmeras pesquisas por vários pesquisadores em todo o mundo. Portanto antes de qualquer implantação do gás ozônio em alguma operação, é fundamental realizar o levantamento bibliográfico através da leitura de dissertações, teses e artigos científicos.
Em alguns produtos em que a aplicação do ozônio ainda não foi testada, a revisão de literatura deve ser feita com base em aplicações em produtos com características similares.
Todo este esforço e a leitura desse material permite expandir os conhecimentos sobre o ozônio e ajuda a definir limites para concentrações e períodos de exposição adequados para cada aplicação.
Exemplos de plataformas de busca de artigos científicos que mencionam trabalhos científicos com ozônio:
1. Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br);
2. Science Direct (https://www.sciencedirect.com/);
3. Research Gate (https://www.researchgate.net/);
4. Periódicos CAPES (https://www.periodicos.capes.gov.br)
Apesar de existirem significativos avanços científicos da eficiência do uso do ozônio em diversos alimentos e bebidas, ainda existe falta de estudos científicos realizados em escala industrial.
O conhecimento, confiabilidade e reconhecimento das aplicações de ozônio para alimentos são a chave para melhor aceitação da tecnologia pelas empresas. A comunidade científica costuma melhorar suas pesquisas devido a facilidade de acesso a informações publicadas com suas devidas metodologias de aplicação e resultados.


Testes Preliminares
Executamos testes com ozônio em amostras dos seus produtos para:
- Avaliar compatibilidade físico-química com o produto;
- Medir impactos sensoriais e funcionais;
- Estimar ganhos em qualidade, conservação e segurança do alimento;
- Determinar se há viabilidade técnica de aplicação antes de qualquer investimento.
Essa etapa reduz riscos e aumenta a precisão do projeto.
Desenvolvimento de Protocolos
Com base em estudos científicos, normas sanitárias e nossa experiência de campo, criamos protocolos específicos para sua operação:
- Concentração ideal de ozônio;
- Tempo e forma de aplicação;
- Condições ambientais;
- Parâmetros de controle.
Você recebe um laudo técnico detalhado e aplicável a auditorias, certificações e negociações comerciais.
