(19) 3937-6464  |  (19) 97133-5072  | contato@myozone.com.br

Treinamento de ozônio na indústria2025-08-10T02:34:08+00:00

Treinamento

Ozônio na indústria

Treinamento de profissionais para atuarem em projetos de ozônio nas indústrias

O treinamento em ozônio industrial foi desenvolvido pela myOZONE para atender o crescente interesse das indústrias de alimentos a formarem especialistas em ozônio em suas equipes internas com elevado nível de qualidade e segurança.

Compreender e abordar processos do uso correto do ozônio na segurança de alimentos são alguns dos principais desafios enfrentados pelas empresas que fabricam ou processam alimentos. Muitas empresas têm consciência da capacidade biocida do ozônio e sua eficiência no tratamento de água, efluentes e na possibilidade de seu uso na descontaminação de alimentos.

Ainda existe muito desconhecimento de como implementar o ozônio em processos industriais.

E, para suprir esta demanda, a myOZONE criou o treinamento mais completo para formação de profissionais de empresas de alimentos que desejam trabalhar com ozônio. O sucesso da implementação do uso do ozônio em uma indústria de alimentos pede um envolvimento e dedicação dos responsáveis de diversas áreas envolvidas na implementação e condução do processo:

Quem sugerimos que faça o Treinamento de Ozônio?

  • Departamento de garantia de qualidade é essencial, pois ele será importante para definir as necessidades e demandas da indústria. Estes colaboradores possuem conhecimentos de legislação e podem sugerir aplicações, acompanhar os testes, fazer relatórios, treinar equipes nos novos procedimentos, atualizar o Manual de Boas Práticas de Fabricação.
  • Departamento de manutenção da empresa deverá também ser envolvido, pois será responsável em preparar e adaptar a estrutura da empresas como entender como deverá ser instalado o ozônio em tanques, câmaras frias, silos e suas estruturas hidráulica, elétrica e pneumática da empresa para receber a instalação do sistema de ozônio. Após instalado, este departamento será responsável em dar manutenção nos equipamentos usados no processo. Este deverá ser treinado para compreender o funcionamento do gerador de ozônio e deverá possuir peças de reposição, projetos elétricos, manuais de instalação documentados ter resposta rápida em caso de parada do sistema.
  • Departamento de Segurança do Trabalho. Toda empresa é obrigada legalmente a avaliar os riscos no local de trabalho, e tomar todas as precauções possíveis para garantir a segurança dos trabalhadores e terceiros. Um exame cuidadoso dos riscos de uso de ozônio deve ser incluído na avaliação do risco de acidentes, plano de contingência, sinalização de emergência e treinamento dos colaboradores que estarão envolvidos no processo.
  • Departamento em que o processo vai ser instalado: Exemplo: departamento de produção (tratamento de produtos, rinse de embalagens, limpeza CIP, sanitização, etc.), departamento ambiental (tratamento de água, água de reuso e efluentes), departamento de logística (tratamento de matérias-primas), departamento de controle de pragas (fumigação de alimentos). Cada departamento em que o processo será instalado será responsável pelo seu funcionamento após a sua implementação.
  • Pesquisadores como engenheiros que trabalham no setor de P&D das empresas precisam entender as tecnologias para desenvolver pesquisas com ozônio. Um pesquisador experiente com conhecimento em ozônio pode ajudar a desenvolver tecnologias de aplicações, montar ensaios com rigor científico e segurança estatística, avaliar resultados, fazer uma revisão bibliográfica se existem estudos com dosagens publicados, ajudar a desenvolver protocolos de aplicação com tempos de exposição e concentração necessária para atender os objetivos da empresa sem afetar as características sensoriais do produto.

Entre em contato com a nossa equipe para implementar a consultoria de ozônio na sua empresa.

Preencha o formulário e solicite um orçamento personalizado. Nossa equipe está pronta para atendê-lo.

Ir ao Topo