Cada vez mais o ozônio na indústria de alimentos vem ganhando mais espaço e atendendo desde o controle de pragas, degradação de agrotóxicos, detoxicação de micotoxinas e redução de carga microbiana. Relatos de contaminação de alimentos divulgados pela mídia servem para destacar a necessidade da indústria de alimentos no Brasil de buscar métodos melhores e mais eficazes para garantir a segurança dos produtos alimentícios.

Na grande maioria dos casos relatados de infecção e intoxicação alimentar, os culpados foram identificados como Escherichia coli, Salmonella enteriditis, Listeria monocytogenes e outros patógenos encontrados em frutas, carnes, mariscos e outros alimentos consumidos pelo público.

Os sistemas geradores de ozônio são desenvolvidos para aumentar a produtividade de desinfecção e reduzir significativamente a perda de rendimento na indústria e com impacto positivo na rentabilidade. Sua versatilidade é alta pois pode ser aplicado em forma aquosa como lavagem de verduras e frutas ou de forma gasosa na descontaminação de especiarias e grãos.

A tecnologia do ozônio se apresenta como uma solução segura, rápida, rentável e eficiente para aumentar a qualidade do produto e o crescimento das empresas podendo ser aplicado em toda cadeia de alimentos, do produtor, passando pela indústria ao ponto de venda e a casa do consumidor final, pois o mercado oferece equipamentos industriais e domésticos que pode ser utilizado pelo próprio consumidor na cozinha de suas residências.

Ozônio na industria de alimentos vantagens

A maior vantagem do ozônio é que além de ser um excelente oxidante é um gás natural e se degrada em oxigênio, um processo natural e seguro para o meio ambiente. Melhora a produtividade dos tratamentos de descontaminação, sem interferir na qualidade do produto mantendo a aparência fresca dos alimentos. A crescente demanda do consumidor brasileiro por produtos cada vez mais saudáveis e livres de agrotóxicos é percebida tanto nos Supermercados, Hortifruti e nas empresas do setor de Food Service. Atingir esses objetivos é um desafio constante para a indústria de alimentos.

O ozônio aplicado em carnes age comprovadamente no aumento do prazo de validade e na aparência do produto, inovando o processo de produção e entrega de produtos mais frescos.

A lavagem por ozonização (água ozonizada) atua na desinfecção das frutas e remoção de de até 99% de resíduas de agrotóxicos presentes em legumes e hortaliças, superando em muito os métodos tradicionais que deixam resíduos químicos e transmitem mau cheiro e sabor desagradável no produto final.

Tratamento com ozônio de frutas verduras e legumes - Primeiro dia

Tratamento com ozônio de frutas verduras e legumes - Oitavo dia

 

O sistema desenvolvido pela myOZONE que incorpora uma linha de geradores de ozônio de alta eficiência desenvolvidos para indústria de alimentos desde indústria de bebidas, hortifruti, frigoríficos e ração animal.

 

Vivaldo Mason Filho Diretor da myOZONE

Vivaldo Mason Filho é Administrador de Empresas e Especialista em Análise de Sistemas pela PUCCAMP, Especialista e Mestre em Engenharia pela USP. Empresário e especialista na implantação de ozônio para indústrias de alimentos. Atuou por 11 anos como Professor nos cursos de graduação e pós-graduação de Administração, Comércio Exterior e Engenharia de Produção. É atual vice-presidente da Associação Brasileira de Ozônio – ABRAOZÔNIO.